NOTA 91 - O JULGAMENTO DE SÓCRATES

1 - Metelo acusa Sócrates de não acreditar nos deuses em que a cidade crê e de introduzir novas divindades demoníacas;
acusa-o também de corromper os jovens. Pena pedida : a morte.
2 - Segundo a lei ateniense,depois da votação dos dicastas ter declarado o réu culpado,este tinha a possibilidade de se atribuir
uma pena,modificando-a.
-- E eu que pena vos proporei dar-me,atenienses ?  -  pergunta Sócrates.
E responde : - Eu digo que deveis dar-me a pena que mereço,evidentemente. Mas que pena ou multa merecerei eu que não
estive nunca ocioso e descuidei aquilo que interessava a todos que nascem na cidade : riquezas,administração de bens,comando
dos exércitos,honras públicas,magistraturas,lutas de facções políticas... ensinando-vos enfim a crescer continuamente em virtude
e sabedoria . E se eu sou assim,que mereço ?  Mereço um prémio,cidadãos,mereço um prémio.
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SÓCRATES ,filósofo grego,nasceu em Atenas nos primeiros meses do ano 469 a.C. numa família da classe dos artesãos.Hoje
diríamos pequena burguesia. O pai,Sofronisto,era escultor,fazia artesanato decorativo para uso quotidiano e doméstico da cidade,e
Sócrates herdou do pai uma pequena fortuna,um certo desafogo e tinha alguns terrenos extra muros - hortos - nos quais trabalhavam
os seus escravos. Combateu por Atenas no exército,dos 38 aos 48 anos,como hoplita,o que pressupunha uma despesa de equipamento
e de manutenção bastante elevada. A mãe era parteira,uma modesta profissão naqueles tempos. Mas,apesar do parco património
familiar,Sócrates terá frequentado bons estudos,como os jovens da melhor sociedade ateniense e terá seguido durante algum tempo
as lições de Anaxágoras. Assim,formou-se e cresceu no clima da nova cultura dos Sofistas. Mas Sócrates não era sofista : a)- não
proclamava nenhuma "sabedoria" particular ; b)- não pretendia ensinar nada a ninguém ; c)- não se fazia pagar pelas conversas,ao
contrário dos sofistas. Digamos que Sócrates fazia parte do "movimento iluminista" que existia então em Atenas.
E o que fazia Sócrates ?  Conversava com os cidadãos de Atenas. "Filosofava" ,procurando compreender os fenómenos sociais e,com isso,
surgiam dúvidas e eram postos em causa as certezas que então existiam na sociedade. Era um - diziam os críticos - "inovador e 
divulgador de estranhezas" que colocavam em xeque alguns usos e costumes da sua cidade. O seu infatigável interrogar todos e tudo,
acerca de tudo,irritava alguns dos que detinham o poder. Foi por isso que foi levado a julgamento. Tinha então 70 anos e nunca estivera
num tribunal. Mas,como já dissemos,a vida de Sócrates não foi só "filosofar". Combateu na Guerra do Peloponeso,entre Esparta e Atenas e
foi um valoroso combatente. Foi combatente durante dez anos. Casou por volta dos 50 anos e teve 3 filhos. Mas foi a sua actividade
como filósofo que o levou a tribunal,acusado por Meleto,Licão e Anito - tendo sido este o inspirador da acusação.
Aquilo que Jesus iria fazer algumas centenas de anos mais tarde,com algumas diferenças,fez Sócrates na Grécia antiga,em Atenas : pôr
em causa os aspectos condenáveis do viver social e do comportamento humano e combater a "alienação"; e,com isso,virou contra si,o
poder político e social existente. Foi um "professor" condenado pelos seus ensinamentos,como um herege.
Sócrates não preparou nenhum descurso de defesa,nem havia advogado de defesa naquele tempo.Falou aos juízes como sempre
fazia,igual a si próprio e negou as acusações. Tudo o que pretendia com as suas "conversas" era ajudar a crescer em virtude e
sabedoria. Mas isso,naquele tempo,e também como ontem ou hoje,pode ser perigoso. E para Sócrates foi,porque se manteve fiel a
si próprio,não quis pedir uma pena aceitável para os juízes - o exílio,por exemplo - e,por fim,recusou fugir com o seu amigo e
protetor Critão.
O Julgamento de Sócrates foi o processo mais célebre de todo o mundo antigo. Apenas durou um dia,e Sócrates apresentou-se
sózinho,embora estivessem alguns discípulos e amigos a assistir ao julgamento,entre os quais Platão.
Sócrates era um homem membrudo,mais baixo e bastante mais velho do que os outros. Não apresentou testemunhas,e já no tempo
do governo dos "Trinta Tiranos", a sua estranha actividade de "educador particular dos jovens e da gente em geral" fora proibida;mas,
Sócrates não desistiu. Não ensina nada,não pede pagamento e dirige-se tanto ao rico como ao pobre; quando tem de censurar,tanto
o faz em relação á oligarquia como á democracia e acreditava no deus de Delfos.
No Tribunal,em vez de se defender,ensina. Os juízes e o júri ficam algo irritados por Sócrates manter a postura de sempre. Na
votação final : 281 votam "culpado"; 220 votam "inocente". Por maioria é condenado á morte. Mas Sócrates pode propôr outra
pena,nomeadamente o exílio,que por certo seria aceite pelo Tribunal. Mas não ! Diz que não merece nenhuma pena nem multa,
mas sim um prémio,pois sempre fora um educador. Mais tarde,a pedido dos discípulos presentes,que estavam a ver o caso mal
parado,propõe uma multa de 1 mina de prata,que aumenta para 30 minas de prata,caucionadas pelos amigos presentes.
Há nova votação. A proposta da multa é recusada : a favor da pena de morte - 361 votos ; contra a pena de morte - 140 votos.
Mas ninguém fica satisfeito,a não ser Meleto,o acusador.
Vai para a prisão onde espera quase um mês pelo dia da execução. Entretanto,o seu amigo Critão,rico e influente,prepara um
plano de fuga para salvar a vida "áquele maluco do Sócrates". Mas,em conversa com Sócrates na prisão,não o consegue convercer
a fugir. Acaba por desistir. Não havia nada a fazer. Sócrates estava convencido acerca da imortalidade do espírito humano. A
morte era apenas  " um sono sem sonhos " ou "uma outra vida". Confiou a família ao cuidado de Critão. O carcereiro nunca tinha
visto um condenado como aquele. Até que chegou um servo com a taça de cicuta - meio não doloroso utilizado em casos como
aquele. O homem do veneno explicou-lhe como havia de proceder e dsise-lhe que podia ficar tranquilo que não iria sofrer.
E assim foi. Sócrates bebeu de um só trago e,pouco a pouco,começou suavemente a falecer,perante o efeito do veneno.
.................... Diz Franco Massara que "deixando-se condenar e depois matar,Sócrates condenou também o movimento 
socrático a um rápido declínio,pois os seus amigos dividiram-se em muitas seitas pequenas ou escolas particulares,sem
real força política.Mas,com o decorrer dos séculos,o modesto Sócrates,tornou-se no mais famoso de todos os atenienses.