NOTA 33 - JOHN FORD - AS FOLHAS DA CINEMATECA

Desde que a Cinemateca Portuguesa iniciou as suas exibições regulares,ano após ano,dia após dia,sessão por sessão,
cada filme é acompanhado por uma " folha ". Sempre,salvo raríssimas excepções,um texto original elaborado por um dos
seus programadores.
São estas " folhas " que a Cinemateca reúne agora por volumes,cada um sob a égide do seu realizador. Pretende-se assim,
para os cineastas de que a Cinemateca já exibiu a obra completa,ou a obra existente,comentar nestas edições,todos os filmes
de um realizador. E também prolongar o diálogo entre a Cinemateca, o cinema e os seus espectadores.
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JOHN FORD nasceu em 1/2/1894, em Cape Elizabeth,Maine,USA, e faleceu em 31/8/1973 (aos 79 anos) em Palm Desert,Califórnia.
Grande cineasta entre as décadas de 1930-1960,conhecido não só pelos seus Westerns. Alguns dos seus filmes,como "Stagecoach" ,
"Young Mr. Lincoln" ou " The  Searchers ", são frequentemente citados como sendo alguns dos melhores filmes de sempre.
O actor mais importante na filmografia de Jonh Ford é JONH WAYNE, que Ford transformou numa estrela de Hollywood. Jonh Ford
era descendente de irlandeses,de Galway,e teve como nome de nascimento Jonh Martin Feeney.
Passou a juventude em Portland, e trabalhava conduzindo uma carroça de peixe e,posteriormente,foi entregador e publicista de
uma fábrica de calçados.Á noite trabalhava como lanterninha do teatro Jefferson e no Ponto da Jóia,tomando assim gosto pelo teatro.
Tentou ingressar na Academia Naval de Annapolis,mas não passou no êxame de admissão e resolveu partir para a Califórnia,onde
seu irmão já morava. Iniciou-se como actor em 1914,por intermédio do irmão,o actor-director Francis Ford,inicialmente sob o nome
de JACK FORD,nome que conservou até 1923,quando assumiu definitivamente o nome artístico de JONH FORD.
Após aparecer em 10 filmes e 3 séries dirigidos pelo irmão,iniciou-se na direção,com o filme "The Tornado" (O Furacão),em 1917,
onde também era actor. Nesse ano,com o filme "Soul Helder" (O Arrebanhador de Almas),da Universal,ainda como Jack Ford,
iniciou uma associação com Harry Carey,a qual duraria 4 anos e renderia 29 filmes. Entre 1917 e 1919, Ford dirigiria 31 Westerns,
todos pela Universal.
Em 1920 assinou com William Fox,e apenas em 1923,quando dirigiu "Camo Kirby"(Sota,Cavalo e Rei),é que foi creditado como
Jonh Ford e a consagração viria em 1924 com "The Iron Horse" (O Cavalo de Ferro), seu segundo épico da conquista do Oeste.
Com o filme "Tree Bad Men"(Três Homens Maus),em 1926,Ford encerra a sua fase de cinema mudo. A partir de então,torna-se,
segundo a crítica,um dos maiores contribuitores para o desenvolvimento do cinema,em especial do género Western,embora se
dedique a vários géneros,voltando ao Western em 1939 com "Stagecoach" (No Tempo das Diligências) um dos seus melhores filmes.
Em 51 anos de carreira,JONH FORD dirigiu 133 filmes,o último em 1965,chamado "Seven Woman" (Sete Mulheres),após o que
ainda dirigiu alguns documentários para a TV. Faleceu de cancro,aos 79 anos,ao lado da esposa,Mary Mc Bryde Smith Ford,da
qual tem dois filhos: Patrich e Barbara. Em 1921 viaja pela primeira vez á Irlanda,terra dos seus pais.
Depois da série de filmes que realiza para a Universal,o cineasta transfere-se para a FOX. É em 1923,no genérico de "Cameo Kirgy",
que Ford assina pela primeira vez como Jonh,em vez de Jack. Em 1924 alcança o seu primeiro grande êxito : The Iron Horse
(O Cavalo de Ferro),uma obra que custou 280.000 dólares e rendeu 3 milhões. Em 1928 inicia-se no sonoro com "Napoleon´s
Barber". A partir de 1931,Ford começa a rodar noutros estúdios,além da FOX e é com o filme da RKO "The Informer",de 1935,
que ganha o seu primeiro óscar. Tinha 40 anos e estava a ficar cego de um olho.
Em 1939 há 3 obras de Ford a coroarem esse ano de ouro de Hollywood : " Young Mr. Lincoln"; "Drums Along The Mohawk" e
sobretudo "Stagecoach", o filme que elevaria o western ao panteão dos grandes clássicos. O princípio da década de 40 foi
um passeio triunfal de Jonh Ford,com dois óscars consecutivos para " The Grapes of Wrath" e " How Green Was My Valley "
(O Vale Era Verde). Depois,com a entrada dos USA na II Guerra Mundial,o realizador é oficialmente convocado para o OSS
(Office of Strategic Services) para dirigir o Field Fotographic Branch,cuja missão era filmar o teatro de guerra. Exemplo do
seu trabalho foi " The Battle of Mid Way"(1942) que seria galardoado com o óscar da categoria " Documentário ". No final da
Guerra,a Marinha promoveu simbolicamente Jonh Ford ao posto de Contra-Almirante.
De regresso ás lides do cinema,Ford realiza a sua "trilogia da cavalaria" : "Forte Apache" (1948); "Three Golfathers"(1948) e
"She Whore a Yellow Ribbon"(1949). Em 1950,sai da FOX com Meriam C. Cooper e juntos formam  a sua própria companhia
de produção, a "Argosy Pictures",cujo primeiro filme é "Wagon Master". Foi também em 1950 que Ford pronunciou a famosa
frase: " My name is Jonh Ford.I make werterns". Ele,que era um conservador,disse-a contra Cecil B. DeMille que apoiava o
senador MacCarthy e a sua caça ás bruxas,perseguindo aqueles que acusava de serem comunistas infiltrados. Tinha 55 anos
e fez uma pausa na sua carreira.
Em 1952 Ford ganha o seu sexto e último óscar,com " The Quiet Man" e em 1955 trabalha pela 1ª vez no formato "scope",
com "The Long Gray Line". Segue-se uma sequência de obras onde os sinais de amargura começam a ganhar contornos
mais acentuados : o formidável "The Searchers", "The Horse Soldiers", "Sargeant Rutledge", "The Rode Together" e
"The Man Who Shot Liberty Valance" são os mais salientes. Em 1966 realiza a sua última longa metragem "Seven Woman".
Em 1973 o American Film Institute dá-lhe o primeiro " Life Achievment Award" e o Presidente Nixon eleva-o ao posto de
Almirante ao mesmo tempo que o condecora com a Ordem da Liberdade.
Bem ! agora,depois das palavras da wikipédia e de As Folhas da Cinemateca, vou falar eu. Ainda me lembro do cinema
ambulante que percorria vilas e aldeias e que ao fim da tarde anunciava através de meganofe,cinema " no largo da aldeia ",
com os melhores filmes de cowboys. Era eu pequeno,talvez uns 8-10 anos e vi alguns desses filmes,com índios e cowboys,
sem saber quem era o realizador, Mas,já então,eram os filmes preferidos da malta nova,e não só.Tudo o que metesse índios,
cowboys,cavalos,tiros e socos era sucesso garantido.Os filmes de cowboys criaram assim o seu espaço popular,muito
apreciados pelas populações.Mas,quem tinha realizado o filme ? Se fosse perguntar,quase ninguém sabia. As imagens é que
contavam.Quem tinha feito,naquele tempo,pouco interessava. Contudo,os westerns são responsáveis por terem levado muita
gente a gostar de ver cinema.
Só mais tarde é que a questão do realizador passou a ter importância. E então,Jonh Ford passou a ser - e sempre foi até hoje -
um dos meus realizadores preferidos. Não só por causa dos westerns,mas pelo conjunto dos seus filmes que fui vendo ao
longo dos tempos,quase todos filmes notáveis,e que incluem : "O Juiz Priest", "O Cavalo de Ferro", "Terra Bruta", "Cavalgada
Heróica", "Mogambo","A Desaparecida","O Sargento Negro","O Grande Combate","A Grande Esperança";"O Sol Nasce Para
Todos","O Homem Tranquilo","O Vale Era Verde","A Taberna do Irlandês","Uma Vida Inteira",,"A Águia Voa ao Sol", "A Paixão
dos Fortes","Os Cavaleiros","Forte Apache", entre outros.
Um comentário especial sobre o filme " O Vale Era Verde " ( How Green Was My Valey ) , de 1941. Foi um dos maiores êxitos
da carreira de Jonh Ford. É um filme excelente e obteve 6 óscares : Melhor Filme , Melhor Realizador ;Melhor Interpretação
Masculina Secundária ; Melhor Fotografia ; Melhor Direção Artística ; Melhores Cenários ) e bateu,como melhor filme do ano,
o célebre " Citizen Kane " ( O Mundo a Seus Pés ) , de Orson Welles.
Em junho de 1998,o American Film Institute,divulgou a lista dos "Melhores 100 Filmes" da indústria norte-america de sempre.
"O Mundo a Seus Pés" de Orson Welles aparece em 1º lugar nessa lista e,quase sempre,nos primeiros lugares de listas 
semelhantes á do AFI. Mas,por estranho que pareça, " O Vale Era Verde " de Jonh Ford, que em 1941 ganhou a "O Mundo a
Seus Pés " o óscar de melhor filme do ano,não aparece nesta lista do AFI. Pergunta : então,os critérios  de avaliação mudaram
com o tempo ?  O que era melhor em 1941,em 1998 já não era ?  Ora,"O Vale Era Verde" não perdeu qualidade com o tempo.
Considero que este filme,por ser de grande qualidade,como foi reconhecido quando ganhou 6 óscares e foi considerado o
melhor filme de um dos melhores anos de Holywwod,merece continuar a figurar nos primeiros lugares  de lista relativa aos
 " Melhores 100 filmes" americanos e também em qualquer lista referente aos grandes filmes da história do cinema.
Na referida lista do American Film Institute,aparecem 3 filmes de Jonh Ford : "As Vinhas da Ira " ( 21ª lugar) ; "Cavalgada Heróica"
(63º lugar) e "A Desaparecida" ( 96º lugar) .
Mas que dizer de filmes como " A Grande Esperança " , sobre a juventude do Presidente americano Abraham Lincoln,de 1939,
considerado por muitos como o melhor filme de Jonh Ford, que o cineasta russo Sergei Eisenstein gostaria de ter feito e que
João Bénard da Costa diz ser " exemplo cimeiro da arte de Ford e um dos mais admiráveis filmes jamais feitos " ?  E sobre
o já referido " O Vale Era Verde " ?
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....................................................................... " JONH Ford - As Folhas da Cinemateca "  - uma sucinta viagem pela vida
e pela obra de um dos grandes realizadores da História do Cinema .