NOTA 100 - O QUE É O OCIDENTE ? - de Roger-Pol Droit
O Ocidente é uma região do mundo ? É a Europa ? A América ? Ambas ? Ou o conjunto dos países ricos ?
Será uma forma de organização social ? Um sistema económico ? Uma moral ? Uma religião,um modo de vida,
um estado de espírito ? Actualmente,onde fica o Ocidente ? Numa parte circunscrita do globo ? Ou ter-se-á
tornado mundial ?
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Sob o ponto de vista estritamente geográfico,Ocidente é "o lado onde o Sol cai",ou seja,a direção onde ele se põe. Também
conhecido por "o poente",o sítio onde o Sol termina o seu trajecto todos os dias. Contudo,para o autor deste livro--o filósofo
francês Roger-Pol Droit-- o sentido de Ocidente que é analizado é mais amplo e inclui a vertente política e social. E este sentido
amplo tem mudado com os tempos.
"Ocidente" começa por se diferenciar de "Oriente" a partir da Grécia. Do lado este,os gregos tinham a Pérsia-o actual Irão- a costa
da Ásia Menor,a actual Turquia mediterrânica e,para lá do Mar Negro,os primeiros contrafortes do Cáucaso e da Ásia central. Eis o
"Oriente" para eles. A Oeste,no lado que se virá a chamar "Ocidente",ficam a Itália,a Sisília,a Espanha,a Gália,o conjunto das terras
que separam a Grécia da outra margem do Mediterrâneo e,mais longe ainda,as que separam o Mediterrâneo do Atlântico. Eis o que
começou por ser,geograficamente falando,o "Ocidente",que coincidiu durante muito tempo com a actual Europa Ocidental.
Mas o Ocidente deixou de ser apenas uma questão de lugar. A partir da Idade Média,era cristão de rito católico,e o Oriente,apesar de
também ser cristão,era de rito ortodoxo. E a situação voltou a mudar com as conquistas árabes e,mais tarde,com o domínio do Império
Otomano. Ao Ocidente cristão,opunha-se,desta vez,um Oriente muçulmano. Por isso,mais do que uma região " o Ocidente é uma forma
de sociedade,um conjunto de convicções e de atitudes que definiram a sua história e apoiaram a sua expansão". A religião,a política,a
ciência,a filosofia,a economia e as artes devem ser consideradas,caso queiramos compreender aquilo a que se chama "Ocidente".
A partir da Idade Média,Ocidente e cristandade acabam por se confundir. Ser ocidental significa ser cristão.
Mas,o Ocidente tem mudado ao longo dos séculos. Por volta do ano 1.000 a Europa Ocidental era uma região pobre e ignorante,
quando comparada com algumas civilizações então existentes,como a China,a Índia e alguns países árabes. Mas,a partir do séc. XV,
com o Renascimento e depois com os tempos modernos,o Ocidente passa a controlar o comércio mundial e essa expansão económica
está ligada á chegada do ouro e da prata trazidas da América Latina e á invenção dos sistemas bancários,mas também é devida ás grandes
descobertas científicas,á invenção de novas técnicas e ao desenvolvimento progressivo dos transportes e da indústria. Assim,o Ocidente
torna-se sinónimo de ciência,de máquinas,de indústria e ainda de conquistas,de colonização,de exploração,de massacres,e o seu novo
poder permite-lhe,do séc.XVIII ao séc. XX,estender o seu domínio sobre praticamente todo o planeta.
Por isso,a partir do séc. XIX , o "Ocidente" já não é apenas a Europa. São também os Estados Unidos,o Canadá,a Austrália,mas também
outros países que,de um ponto de vista técnico e comercial,tal como do ponto de vista do seu modo de vida,estão inteiramente ocidentalizados, como o Japão ou a Coreia do Sul. Assim,a localização geográfica já não faz grande sentido. O Ocidente mundializou-se
em grande escala ao ponto de o podermos encontrar actualmente em países da Ásia e do Extremo Oriente. E,além do Japão e da Coreia
do Sul ,é preciso, a partir de agora, juntar essas grandes potências económicas em desenvolvimento que são a China e a Índia.
Pergunta,pois, Roger Droit :-- hoje em dia,o que significa "Ocidente" ? E responde : " Ocidente" acabou por designar cada vez menos um
lugar e cada vez mais um tipo de sociedade. Actualmente,a palavra evoca,antes de mais,desenvolvimento técnico e modernidade; riqueza
em oposição a pobreza,consumo em oposição a carência. Ou ainda Norte em oposição a Sul. Porque a última evolução do Ocidente
acabou por lhe dar inclusivamente outro lugar : o Norte,em vez do Oeste !
Roger-Pol Droit também fala da "face sombria" do Ocidente durante a qual " há uma longa lista de horrores perpretados,de povos
aniquilados,de dores infligidas á humanidade pelo Ocidente ,e diz que, hoje em dia,o combate a travar é fazer com que o Ocidente actue
mais de acordo com os valores que ele próprio promove.
Coloca PORTUGAL como um dos principais países do Ocidente que " conquistaram e colonizaram as terras e as riquezas da África,da
América Latina,da Ásia,da península indochina até á Malásia e a Austrália e apresenta 3 traços que,na sua opinião,caracterizam o
Ocidente : 1- a Universalidade ; 2- O gosto pela novidade ; 3- A crítica,a dúviida,a análise dos dogmas e das crenças.
E termina o seu livro com a pergunta : Actualmente o Ocidente tem de ser defendido ?
Eis a sua resposta : " Se "Ocidente" significa actualmente a ideia sem fronteiras de uma modernidade em constante evolução,em que
os poderes políticos e religiosos estão separados,em que as liberdades fundamentais estão garantidas e a igualdade entre sexos
proclamada,em que a democracia é mais do que uma simples palavra,então é preciso defender o Ocidente. Porque esse Ocidente
não é um país,nem sequer uma civilização,mas sim uma direcção do espírito-- aquela em que o espírito,ao contrário do Sol,se recusa
a desaparecer no horizonte."
............................................................................................. " Comment vont les Choses " -- assim se chamava o espectáculo de
Roger-Pol Droit que esteve em cena no Théatre du Rond Point (roger-pol droit/facebook) ; e o seu site (rpdroit.com) faz
referência a vários dos livros que escreveu e dá conta da sua actividade profissional.
...................................................................Como vão as coisas com o " Ocidente " ?! --Não se pode dizer que
não existam problemas. Embora,olhando para o resto do mundo!...